//

O Dia dos Namorados se aproxima. Esta é uma data importante, não só para trocar presentes e comemorar o dia, mas também para lembrar o que significa estar em um relacionamento.

Aproximar-se de alguém é uma necessidade humana e namorar é experimentar o outro, aprender a conviver e amar. Esta é uma fase na qual as duas pessoas se curtem, se aproveitam e criam condições para fazer planos em comum.

b

Poder compartilhar e dividir pensamentos e preocupações com outra pessoa, criar cumplicidade, carinho e afeto por alguém é o que faz com que um relacionamento seja tão gostoso e importante para a nossa vida. No entanto, é preciso lembrar que, dentro do universo do relacionamento, ambas as pessoas devem ter a sua identidade pessoal e, juntas, criar a identidade conjugal. O que seria isso?

Individualidade x Conjugalidade

No início do relacionamento o casal quer passar mais tempo sozinho. Isso é fato. E o casal acaba se afastando da vida que tinham em seus tempos de solteiros. Mas é importante que, com o passar do tempo, o casal retome alguns hábitos, pois romper totalmente com a vida anterior pode gerar frustrações para ambos.

O casal precisa lembrar que as amizades e atividades que tinham antes do relacionamento podem ser importantes para compor a sua individualidade. Deixar suas vontades de lado e adquirir os gostos do outro pode gerar insatisfação e, posteriormente, se reverter em cobranças. Este é um fator importante dentro de um relacionamento, afinal, as pessoas precisam ser elas mesmas e ter seu próprio espaço.

Mas, assim como ter a sua individualidade é importante, também é essencial que o casal pense como casal. Priorizar seus próprios desejos pode acabar minando a relação. Atitudes egoístas, além de serem desrespeitosas, podem afastas os cônjuges.

a

Equilíbrio e comunicação

Para que o casal tenha um bom relacionamento, é importante que haja um equilíbrio entre a identidade individual dos parceiros e a conjugalidade. E a melhor ferramenta para que isso aconteça é o diálogo.

Daí a importância de expor suas vontades e desejos, suas insatisfações e entrar em consenso. A estabilidade de um bom relacionamento está em aceitar e respeitar a identidade individual do parceiro. Assim o relacionamento se constrói de forma saudável.

c

Neste dia dos namorados, lembre-se que um bom relacionamento depende do equilíbrio. E, é claro, aproveitem a presença um do outro e compartilhem um momento especial, repleto de carinho, cumplicidade e amor. Afinal, criatividade e romantismo são sempre bem-vindos nesta data tão especial.

Fontes:

Espaço Psicologia

Tags:, , , , , , , , , ,

Posts Recentes

Dúvida?

RSS

T |

41

9991-2512
(Entre em contato via Whatsapp)

R |

Anita Garibaldi, 850, Sl 501 - Torre Success - Ahú

E |

claudia@claudiagraichen.com.br

Explay Web Agency