//

O advento da internet foi uma das grandes invenções do século XX e alterou de forma significativa a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam, trabalham, e como não poderia ser diferente, têm relacionamentos amorosos. Aplicativos e sites de relacionamento se proliferaram na última década, como o Tinder e o Happn, transformando-se em uma ferramenta importante para conhecer parceiros para quem ingressa no mercado amoroso.

Tinder

Atualmente, existem inúmeros aplicativos diferentes que se propõem a facilitar o processo de conquista, entre eles o Tinder. Este app é utilizado por pelo menos 10 milhões de pessoas ao redor do mundo, e é considerado o mais popular entre os usuários do iOS e do Android. Para se criar uma conta, basta vincular o aplicativo à conta do Facebook e automaticamente algumas informações da conta são coletadas e mostradas de uma maneira visualmente atrativa, que possibilita o usuário “curtir” ou  “não curtir” cada perfil deslizando-o para a direta e esquerda, respectivamente. É requisitado dos usuários que declarem suas preferências em termos de idade, gênero, raio de proximidade. Outros aplicativos na mesma linha são o Happn, Badoo, entre outros.

Inicialmente, este aplicativo foi reconhecido como representante da cultura do sexo casual, porém as motivações para o seu uso podem ser variadas. Buscando entender quais são as motivações de adultos que ingressam no Tinder, a Universidade de Amsterdam em parceria com outras duas universidades européias realizou um estudo com 163 indivíduos dos 18-30 anos e chegou às seguintes motivações:

–  Amor (Busca de um relacionamento afetivo duradouro)

– Sexo Casual

– Facilidade de Comunicação (Quando a pessoa sente mais facilidade em se relacionar online do que offline)

– Auto-validação (Para melhorar a própria auto-estima ao receber feedback positivo sobre a sua imagem ou outros atributos)

– Pela aventura (Refere-se ao prazer sentido por estar em uma situação nova, descobrindo novas interações)

-Porque está na moda (Refere-se ao prazer sentido por fazer algo que os outros também estão fazendo)

Amor e Sexo Casual

De acordo com a pesquisa, atualmente o aplicativo é mais utilizado com o objetivo de encontrar relacionamentos duradouros do que para a busca de sexo casual, diferente da ideia de senso comum referente à representação do aplicativo como símbolo da facilidade do sexo casual. No entanto, a segunda motivação mais citada foi a de busca por sexo casual

No que tange gênero dos usuários, o estudo descobriu que homens são mais motivados pelo sexo casual do que as mulheres para utilizar o aplicativo.

No que tange a idade, o estudo descobriu que quanto mais velhos os usuários, mais buscavam por relacionamentos duradouros ou sexo casual.

Facilidade de Comunicação

Entre as motivações analisadas, a menos citada foi a Facilidade de Comunicação. O estudo descobriu que as pessoas que utilizam essa motivação eram mais propensas a não encontrar cara-a-cara os parceiros conhecidos no aplicativo, mais homens do que mulheres reportaram essa motivação.

Auto-validação

Já foi reportado na literatura o efeito da quantidade de “matchs” que a pessoa possui. Isso pode aumentar a auto-estima e fazer com que a pessoa se sinta querida por outros. No entanto, ainda faltam estudos que investiguem com maior profundidade essa relação.

Pela Aventura e Porque está na moda

O estudo descobriu que uma importante motivação para o uso do Tinder é o entretenimento. No que tange os gêneros, mais homens do que mulheres reportaram estar no Tinder pela aventura ou porque está na moda. Isso pode se relacionar com o maior comportamento de risco tipicamente demonstrado por homens.

 

Fontes

Love me Tinder: untangling emerging adults’ motivations for using the dating application Tinder

 

Veja Também

Sexo Casual: O que você pensa a respeito?

A prática do Sexting

O Sexo Real e o Sexo Midiático

Como lidar com o sexo sem compromisso

Posts Recentes

Dúvida?

RSS

T |

41

9991-2512
(Entre em contato via Whatsapp)

R |

Anita Garibaldi, 850, Sl 501 - Torre Success - Ahú

E |

claudia@claudiagraichen.com.br

Explay Web Agency