//

O início da idade adulta é o período em que muitos jovens têm o seu primeiro relacionamento estável (que não o casamento). Entende-se como relacionamento estável a relação sexual e emocionalmente exclusiva entre duas pessoas (do mesmo sexo ou não). Este é o momento que muitos jovens experimentam diversas atividades sexuais e sua satisfação nessa área é um fator que contribui para a duração e a estabilidade destes relacionamentos, tal qual ocorre em casais mais madurosMindfulness pode auxiliar neste sentido.

No mais, evidências científicas sugerem que manter um relacionamento estável e duradouro está correlacionado com melhor saúde física e mental, e sucesso em relacionamentos posteriores.

 

mindfulness

Casal em sintonia relaxando em campo.

Mindfulness

Já o conceito de mindfulness é originário dos sistemas espirituais budistas. É definido por autores ocidentais como a habilidade do indivíduo trazer à sua atenção o momento presente, estando consciente de todos os seus atos, sentimentos e pensamentos. O indivíduo deve aprender a observar o mundo de uma maneira não-reflexiva e não-julgadora. Esse estado de “observação” interna e externa foi relacionado com bem-estar psicológico e sentimentos de felicidade. Porém, não existe um consenso entre os pesquisadores sobre sua definição, e medí-lo ainda é um desafio.

Alguns pesquisadores revisaram a literaratura sobre Mindfulness, e descobriram 5 aspectos principais que compõem esse conceito:

1. Observação da Experiência – Refere-se ao ato de observar sensações internas e externas, como pensamentos, sentimentos, cheiros, gostos, etc.

2. Descrição com Palavras – A habilidade de descrever detalhadamente estas sensações em palavras;

3. Ação Consciente – A habilidade de agir conscientemente e não de maneira automática;

4. Não-julgamento da Experiência interior – A habilidade de não julgar ou estabelecer valores (bom ou ruim) para as sensações e sentimentos;

5. Não-reatividade à Experiência Interior – A habilidade de deixar que pensamentos, sentimentos e emoções fluam sem necessariamente tomar nenhuma ação em relação à eles.

A Atividade Sexual

Você sabia? Estudos comprovam que a prática de mindfulness está positivamente associada com a regulação da atenção, consciência corporal, regulação emocional, excitação fisiológica, empatia e consciência geral. Estes aspectos melhoram a atividade sexual do casal porque diminuem a frequência de comportamentos pouco eficazes na intimidade, como distrações, inibição, ansiedade, auto-criticismo e julgamento durante a atividade sexual.

Mindfulness também já foi testada em mulheres com câncer e com disfunções sexuais. As participantes reportaram aumento na sensibilidade durante a atividade sexual, aumento na frequência de orgasmos, aumento do desejo, maior satisfação sexual e menos estresse antes, durante e após o ato.

Mindfulness significa estar presente no momento, prestar atenção nas próprias sensações e nas sensações do outro, evitar a a separação entre o que se pensa e o que se faz.

Mas como, exatamente?

Um estudo realizado pela Universidade do Tennessee descobriu que os aspectos mais importantes para a satisfação no relacionamento afetivo são a Observação da Experiência e o Não-julgamento da Experiência Interior. Vivemos em um mundo tão acelerado que muitas vezes é difícil pararmos para olhar as situações que ocorrem na vida cotidiana. As pressões das situações sociais também nos empurram a sempre termos uma opinião formada. Nem sempre estas opiniões são bem elaboradas e podem nos levar à decisões igualmente mal elaboradas. Neste sentido, uma pausa para a respiração e para lembrar que não precisamos saber de tudo parece contribuir para que os relacionamentos afetivos sejam mais prazerosos.

 

Fontes

  1. Romantic relationships and the physical and mental health of college students
  2. Consequences of relationship status and quality for subjective well-beingMindfulness training and the cultivation of secure, satisfying couple relationships.Committed Dating Relationships and Mental Health Among College Students.
  3. Using Self-Report Assessment Methods to Explore Facets of Mindfulness
  4. Mindfulness training and the cultivation of secure, satisfying couple relationships.How Does Mindfulness Meditation Work? Proposing Mechanisms of Action From a Conceptual and Neural Perspective;
  5. Zen and the art of sex: examining associations among mindfulness, sexual satisfaction, and relationship satisfaction in dating relationships.

 

Veja também

A Massagem Tântrica

Terapia Sexual para Casais

Beija eu: O poder do Beijo

Satisfação Sexual é Qualidade de Vida

Mais Tempo para o Sexo

Posts Recentes

Dúvida?

RSS

T |

41

9991-2512
(Entre em contato via Whatsapp)

R |

Anita Garibaldi, 850, Sl 501 - Torre Success - Ahú

E |

claudia@claudiagraichen.com.br

Explay Web Agency