//

Ejaculação retardada é uma disfunção sexual relacionada à experiência do orgasmo masculino. Disfunção sexual é a incapacidade de participar do ato sexual com satisfação. Ocorre quando o homem, após qualquer tipo de penetração não consegue ou demora muito para ejacular e ter orgasmo, apesar da atividade sexual e dos estímulos serem adequados.

Há casos em que o homem pode obter o orgasmo, mas não ejacular ou ejacular com ausência do orgasmo só com a estimulação oral ou manual da parceria sexual. No quadro da anorgasmia, o portador de ejaculação retardada não consegue o orgasmo nem ao se masturbar.

Não conseguir uma ejaculação após 20 ou 30 minutos de relação é um indicativo da disfunção. A ejaculação retardada pode acompanhar toda a vida sexual do paciente – nesse caso define-se como primária; ou manifestar-se após determinada idade ou situação, entendida como secundária.
Ejaculação é o conjunto de fenômenos neuromusculares que permite a progressão do sêmen e sua expulsão pelo meato uretral na fase final da resposta sexual masculina. A ejaculação quase sempre coincide com o orgasmo e apresenta duas fases, a emissão e a expulsão.

Entre as causas conhecidas que levam à ejaculação retardada estão fatores psicogênicos, congênitos, neurogênicos, causas anatômicas, avanço da idade, infecções, problemas endócrinos, efeitos colaterais de medicamentos, especialmente, o uso de antidepressivos, e questões culturais e/ou religiosas.

Fundamentalismo religioso, antecedentes de abuso sexual, aceitação da orientação sexual e medo de engravidar a parceira explicam alguns dos casos de ejaculação retardada, outros decorrem do condicionamento de se atingir o prazer sexual apenas com a masturbação e com isso os homens perdem o interesse sexual pela parceira, que não consegue fazê-lo atingir o orgasmo.

A ansiedade de desempenho é outra causa psicológica que pode estar relacionada com a ejaculação retardada. Nesse caso, a preocupação exagerada em controlar a ejaculação é tamanha que o homem acaba não conseguindo atingir o orgasmo quando deseja.

O tratamento da disfunção pode envolver o trabalho de diferentes especialidades. O apoio de um terapeuta sexual ajuda muito o paciente a melhorar seus relacionamentos afetivos e a lidar com o stress pessoal, o desinteresse sexual e a ansiedade na performance sexual.

Fontes:
http://www.institutopaulista.com.br/disturbios-da-ejaculacao/ejaculacao-retardada/

Tags:,

Posts Recentes

Dúvida?

RSS

T |

41

9991-2512
(Entre em contato via Whatsapp)

R |

Anita Garibaldi, 850, Sl 501 - Torre Success - Ahú

E |

claudia@claudiagraichen.com.br

Explay Web Agency